O pneu é um componente imprescindível ao funcionamento dos veículos. Quando um pneu chega a um estado em que não podem mais nem ser reformado para continuar rodando, ele é chamado de pneus inservível. Porém, como se trata de um resíduo prejudicial ao meio ambiente, não deve ser simplesmente jogado fora: é preciso dar a ele um destino adequaod, devendo ser descartados corretamente.
O pneu costuma demorar mais de 600 anos para se decompor. Quando descartados de forma errada, os pneus inservíveis contribuem para entupimentos de rede de esgoto, enchentes, poluição de rios, proliferação de mosquito da dengue, e outros prejuízos a sociedade e ao meio ambiente.
Fabricados com recursos naturais, como borracha e petróleo, os pneus inservíveis não são biodegradáveis e devem ter um tratamento ecologicamente correto, sendo reutilizados ou reciclados.
Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ele deve ser deixado em local apropriado, no caso, um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.
Após a coleta de pneus, o material passa por um processo longo. Primeiro os pneus são cortados, depois triturados e então, podem ser considerados reciclados.
O reaproveitamento ecologicamente correto dos pneus inservíveis resulta em novos produtos como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, tapetes para automóveis, entre outros.
O trabalho da coleta de pneus inservíveis é importante para o meio ambiente sendo uma oportunidade para o descarte correto, para que o prejuízo não se reflita na natureza e na sociedade.